sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Instituto de Letras da UFRGS recebe espírito de Machado de Assis

No dia 01 de dezembro, às 19h, no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorreu a palestra: “Os espectros fora do lugar: memórias póstumas de Machado de Assis”, com o espírito do escritor e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Joaquim Maria Machado de Assis. Ao longo da palestra de quase duas horas, que teve mediação do renomado médium Chico Xavier, o autor de Dom Casmurro abordou temas como a influência da prosa inglesa em seu trabalho, discordou de algumas das principais teses de Roberto Schwarz, e confessou que, no primeiro rascunho de Quincas Borba, o narrador do romance era o cão cujo nome dá título ao livro. Machado de Assis afirmou ainda, não sem ironia, que a ABL, não obstante o marketing, não garante a imortalidade de seus membros. Ao final da palestra (ou “exegese mediúnica”, nas palavras de um dos participantes do evento), quando indagado acerca da afamada traição de Capitu – certamente o momento mais aguardado da noite – , o Bruxo do Cosme Velho sofreu um grave ataque de epilepsia, deixando, mais uma vez, leitores e críticos sem resposta para o suposto adultério mais célebre da história da literatura brasileira.
            “Os espectros fora do lugar: memórias póstumas de Machado de Assis” fez parte do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento Post-Mortem (evento paralelo ao Fronteiras do Pensamento), que traz ao Brasil intelectuais finados de todas as partes do plano espiritual. O palestrante de janeiro será o compositor alemão Richard Wagner.
            Os ingressos* para o Fronteiras do Pensamento Post-Mortem custam R$ 300,00, e podem ser adquiridos na UFRGS, ou em qualquer centro espírita federado.

*Atenção: espíritas, hinduístas e jainistas licenciados podem parcelar este valor em até três vidas posteriores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário